O uso das cores é um procedimento que colore, embeleza e harmoniza os ambientes. Mas, se engana quem pensa que as cores refletem apenas o que vemos. Para além, as cores podem influenciar diretamente no sono, humor e energia do espaço. A cromoterapia – relação terapêutica que estuda o significado das cores frente as emoções e corpo humano – pontua alguns aspectos e significados interessantes para cada cor nas emoções diárias de cada pessoa.
Já no mundo da arquitetura e decoração, além dos pontos anteriores descritos serem levados em consideração, as cores também têm o poder de ampliar, reduzir ou alterar a percepção do tamanho e espaço, apresentando diferentes dimensões e sensações para cada tom. Ou seja, a escolha da cor correta vai depender do tipo de cômodo, objetivo, tamanho, etc.
Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse universo e o que ele significa, preparamos um guia com as informações básicas de cada cor. Acredite, será muito mais fácil escolher a cor ideal para sua casa depois disso! Vamos lá?
1 – Amarelo
Proveniente da luz, o amarelo incentiva a comunicação, estimula o intelecto e abre o apetite, sendo indicado para ambientes escuros em conjunto com uma boa iluminação. Tons claros são neutros e tons fortes demandam cuidados para que os estímulos não sejam exageradamente provocados, resultando em sensações de confusão e atritos.
2 – Azul
Associado ao elemento água, o azul incentiva as pessoas à meditação e interiorização, isso porque diminui a frequência cardíaca e respiratória, sendo indicado para ambientes que busquem a transmissão de calma, tranquilidade e privacidade. É recomendado para dormitórios, espaços de relaxamento e ambientes de estudo mas, cuidado, quando utilizado em excesso provoca sono, tristeza e angústia.
3 – Vermelho
O vermelho é excitante e pode ser relacionado a energia, comunicação, apetite e agressividade. Ele também estimula as áreas de relacionamento afetivo, autoestima, sucesso e prosperidade. É recomendado para espaços de alimentação rápida, como sala de jantar e cozinha e, quando usado com bom senso, também é indicado para quarto de casal, ativando a sexualidade, o amor e a paixão. Seu excesso provoca atritos, agitação, nervosismo e preocupação.
4 – Branco
Uma das cores mais utilizadas, o branco é associado à paz, calma e limpeza, sendo considerado como uma tonalidade neutra. Sua aplicação é indicada para os mais variados ambientes, entretanto, demanda combinação com outras cores para não criar uma atmosfera impessoal. Quadros e móveis coloridos são ótimos para a quebra dessa monotonia.
5 – Verde
O verde é associado a elementos orgânicos como flores, plantas e madeira. Símbolo de vida, crescimento, esperança e satisfação, estimula a saúde e o bem estar das pessoas. Refrescante, em tons claros é indicado para ambientes que busquem calmaria e os tons mais fortes elevam a energia, entretanto, seu uso excessivo também provoca sensação de opressão. É muito recomendado para salas de reuniões ou esperas em espaços comerciais, por exemplo.
6 – Rosa
Em tons claros ou escuros, o rosa se relaciona com a ternura, afeto, romance e feminilidade. Como suas combinações são variadas, a tonalidade fica bem em vários ambientes, sendo muito utilizado em quartos de meninas e até mesmo de casais, já que é uma cor cada vez mais utilizada para além das atribuições femininas. Seus tons ficam bem coordenados entre si e em mix com cores complementares ou opostas, como verde, roxo, vermelho, etc.
7 – Preto
O preto é geralmente relacionado a masculinidade, sofisticação e formalidade, demandando cuidados para que não seja aplicado em excesso nos ambientes. Charmoso e elegante, seu uso deve ser ponderado e combinado com outras cores, isso porque quando predomina transmite sensações negativas como angústia, depressão, escuridão e tristeza.
Gostou? Siga nos acompanhando nas redes sociais e não perca as novidades: @blascortintas. Até a próxima!