Examine cuidadosamente a superfície a ser pintada. Mesmo que seja difícil notar no dia-a-dia, as superfícies interiores acumulam sujeira, impressões digitais e uma variedade de manchas e de contaminações que prejudicam sua aparência. Um revestimento de tinta não consegue ocultar essas marcas na superfície, portanto, antes de tudo, você deve eliminá-las para que não comprometam a qualidade, a aparência e a durabilidade de sua pintura.
A preparação adequada da superfície normalmente leva muito mais tempo do que a própria pintura. Não se esqueça de planejar esse passo importante, tanto em termos de orçamento como de tempo a ser gasto.
ATENÇÃO: Não deixe de tomar todas as precauções necessárias quando for preparar as superfícies, principalmente, em relação àquelas que contenham materiais perigosos como chumbo ou amianto. Veja recomendações abaixo:
Mofo ou bolor são causados pela ação de fungos. Caracterizam-se por manchas ou pontos negros, cinzentos ou marrons que, se não removidos, continuarão a crescer sob o novo revestimento, comprometendo a qualidade da pintura. O mofo prolifera em ambientes quentes, úmidos e com pouca luminosidade, como despensas e banheiros, que, por isso, devem ser cuidadosamente examinados.
Elimine o foco de contaminação com uma mistura de água e alvejante na proporção de 3:1. Deixe que essa solução atue na superfície por pelo menos 20 minutos, reaplicando-a quando secar. Enxágüe a área vigorosamente com água, depois lave com um detergente suave e enxágüe novamente.
Para sua segurança
• Aplique a mistura com uma esponja sobre as manchas a uma distância de meio metro;
• Sempre que empregar alvejante, use luvas de borracha e roupas velhas;
• Nunca misture alvejante com produtos que contenham amônia: essa combinação libera vapores tóxicos;
Antes de aplicar o fundo, você deve remover qualquer sujeira, pó ou traços de mofo (ou bolor). Uma superfície limpa vai aumentar a adesão da tinta e reduzir o afloramento de manchas. Em superfícies lisas, como paredes e portas, um detergente suave e água quente aplicados com uma esponja são suficientes para a limpeza. Superfícies mais ásperas como alvenaria ou telhas podem ser limpas com uma escova de cerdas duras. Produtos de limpeza mais fortes só devem ser usados em áreas acentuadamente impregnadas de sujeira e gordura. Sempre enxágüe vigorosamente a área para eliminar qualquer resíduo de detergente e deixe a superfície secar completamente.
Para que um novo revestimento possa aderir perfeitamente a superfícies muito brilhantes, estas devem ser lixadas. Use uma lixa fina para isso. Depois de lixar, remova todo o pó com um pano úmido. O uso de removedores de brilho requer cuidados especiais:
• Não deixe o produto na superfície por muito tempo, porque este pode amolecer e enrugar o revestimento antigo.
• Verifique se há suficiente ventilação no ambiente, abra as janelas e use ventiladores para evitar que os vapores se acumulem no local.
• Siga todas as instruções do fabricante e trate esses produtos como se fossem solventes fortes.
• Utilize luvas, máscara de proteção e roupas adequadas.
Antes de pintar materiais como placas de gesso, verifique se todas as junções e remendos foram bem lixados e o pó removido com uma toalha úmida. Depois, aplique um fundo preparador. Preste atenção às instruções do fabricante e às taxas de cobertura. Se surgirem manchas, ao aplicar o selador em divisórias, utilize um selador bloqueador de manchas.
O gesso recém-aplicado deve estar completamente seco antes de receber qualquer tipo de revestimento. Remendos simples necessitam de um a dois dias. Áreas maiores como paredes ou tetos, uma semana ou mais, dependendo das condições meteorológicas e da umidade da construção. Camadas de gesso espesso aplicadas em condições de extrema umidade podem levar até um mês. Depois que o gesso secar, retire todas as asperezas, com uma lixa media e, em seguida, com uma lixa fina. Limpe a superfície com um pano seco e aplique um fundo preparador à base de água.
Importante!: Ao lixar, não esqueça de usar máscara e protetor para os olhos.
Trate qualquer suspeita de contaminação por mofo como o recomendado no item “Remova marcas de mofo”. Verifique se os rejuntes estão preservados e faça os consertos se necessários. Lave toda a superfície a ser pintada, com um detergente e uma esponja metálica não abrasiva. Enxágüe e seque muito bem. Assegure máxima adesão da tinta lixando a superfície dos azulejos com uma lixa fina de óxido de alumínio. Limpe depois, com um pano úmido. Utilize um fundo ligante à base de água de alta adesão para interiores. O uso esse produto, no entanto, requer muita ventilação. Deixe que seque completamente antes de aplicar a camada de acabamento.
A superfície deve ser tratada como qualquer outra de madeira ou compensado ao ser pintado.
Verifique se a superfície apresenta rachaduras, descascamento, lascas ou tinta solta. Dependendo da gravidade dos danos, você pode optar por aplicar um ou mais métodos aqui descritos para preparar a superfície para um novo revestimento:
Este é um método tradicional para remover tinta antiga de diversas superfícies planas como gesso ou paredes lisas, compensados e madeiras ou metais ferrosos. Use raspadores triangulares ou ovais para atingir de forma satisfatória os ângulos e cantos arredondados. Tome cuidado para não danificar a superfície e não faça pressão demais. Lixe cuidadosamente todos os cantos para remover os restos de pintura, usando uma lixa média e depois fina.
Use uma escova de ferro rígida, com cuidado, para não danificar a superfície. Depois de remover toda tinta, lixe a superfície com uma lixa média e depois com uma lixa fina.
Se a superfície está apenas descascando um pouco, é suficiente um lixamento em três etapas, utilizando primeiro uma lixa grossa, depois uma média e por fim uma fina.
Escolha um removedor de tinta adequado ao revestimento e ao substrato que está sendo preparado. Aplique uma generosa porção de removedor. Use para isso uma escova velha ou barata, porque, muito provavelmente, o removedor irá danificá-la. Dê ao produto tempo suficiente para agir, seguindo as instruções do fabricante que normalmente é de 15 a 20 minutos ou mais, dependendo da espessura da pintura antiga. Remova cuidadosamente a tinta amolecida, usando uma faca sem ponta ou uma espátula de madeira. Reaplique mais removedor, se necessário, e depois limpe a superfície com toalha de papel absorvente amassada ou jornal velho. Lixe bem a superfície com uma lixa fina e escove antes de aplicar fundo, tinta ou verniz.
Importante! Antes de usar removedores químicos:
• Retire crianças e animais da casa;
• Cubra pisos e degraus e remova plantas, tapetes e móveis das proximidades;
• Siga as instruções do fabricante para descartar a sujeira e materiais resultantes do trabalho;
• Proteja-se utilizando: máscara e óculos para o rosto, luvas resistentes a produtos químicos para as mãos, camiseta de mangas compridas e calças compridas para a pele.
Para manchas de umidade, cigarro, queimados, fuligem e gorduras, siga o passo a passo abaixo.
O primeiro passo para acabar com manchas de umidade é verificar se a causa foi eliminada. Feito isso, limpe a mancha o máximo que puder e enxágüe. Deixe a superfície secar e aplique um fundo preparador à base de solvente ou de água. Se ainda houver sinais da mancha, aplique uma segunda camada. Fundos ou seladores à base de solventes são mais eficientes contra manchas, mas exigem o uso de máscaras adequadas e muita ventilação. Quando o fundo estiver completamente seco, aplique a camada de acabamento.
Limpe o máximo possível a área manchada com detergente e enxague bem. Deixe que a superfície seque e aplique um fundo ou selador bloqueador de manchas à base de solvente ou de água. Fundos ou seladores à base de solvente são mais eficientes para resolver problemas de manchas resistentes, mas exigem o uso de máscaras adequadas e ventilação abundante. Quando o fundo estiver completamente seco, aplique a camada de acabamento. No caso de danos causados pelo fogo, fundos ou seladores à base de solventes oferecem a melhor combinação de ocultamento da mancha e menor cheiro.
Quando se utiliza de ferramentas, materiais e produtos de alta qualidade, os benefícios ultrapassam amplamente os custos adicionais. O trabalho consome menos tempo, o resultado final é mais atraente e a durabilidade da pintura é muito maior.
Os rolos de boa qualidade têm maior capacidade de pintura, respingam e mancham menos. Também aplicam a tinta de forma mais espessa e suave. Um rolo de boa qualidade não quebra, conserva bem a sua forma, não solta fibras e pode ser reutilizado.
Use:
– Rolo de lã de carneiro para uma aplicação mais suave de tintas à base de solvente;
– Rolo de fibras sintéticas para aplicar tintas à base de água.
O comprimento das cerdas também é importante. Use rolos com cerdas curtas (6 mm a 9 mm) para superfícies lisas
ou longas (12 mm a 25 mm) para alvenaria irregular.
Bons equipamentos garantem distribuição mais uniforme da tinta, aplicação sem pingos e escorrimentos.
Alvejante
Balde
Banquinho
Escada
Escovas de cerdas duras, nylon e metal
Esponja
Extensão elétrica
Faca para massa de vidraceiro
Fita crepe
Fundo e selador
Fundo para alvenaria
Fundo para madeira
Jornais velhos
Lixas abrasivas (não-metálicas)
Lixa fina
Lixa média
Luvas de couro ou tecido
Luvas resistentes a produtos químicos
Máscara com respirador
Máscara contra pó
Massa de vidraceiro
Massa para madeira
Massa para preencher trincas
Mástique branco e colorido
Mástique transparente
Óculos de proteção
Pistola para selador
Raspador de paredes reto e curvo
Removedor de tinta
Roupas velhas
Toalha de papel absorvente
Vassoura
Ventilador
Fatores climáticos podem interferir no resultado final da pintura, para além do trabalho do pintor. A pintura é mais fácil e recomendada em dias de tempo bom; na verdade, condições de tempo adversas à pintura podem comprometer o resultado do seu trabalho.
5° C é a temperatura mínima de aplicação para a maior parte das tintas à base de água ou de solvente, seja em relação à superfície a ser pintada ou ao ambiente. Temperaturas muito baixas podem dificultar as pinceladas e passadas de rolo, além de prolongar o tempo de secagem – o que faz com que a tinta fique mais sujeita a adesão de partículas de poeira do ar.
Temperaturas muito elevadas podem fazer com que a tinta seque rápido demais, comprometendo a durabilidade da pintura. Evite pintar sob as seguintes condições, especialmente se mais de uma estiver presente:
• Temperatura do ar ou da superfície superior a 30°C;
• Luz do sol direta, principalmente ao usar cores escuras;
• Baixa umidade.
Ao usar tintas à base de solventes, cuide para que o local seja muito bem ventilado. Isso evitará que o forte odor do solvente, prejudicial à saúde das pessoas, permaneça no local por muito tempo.